OBJETIVO GERAL:
· Perceber e
aprofundar a relação com o sagrado, com o outro e consigo mesmo, desenvolvendo
atitudes de respeito, justiça e participação no meio em que vive.
· Analisar o
que é sagrado e simbólico para cada indivíduo e facilitar a compreensão do
fenômeno religioso.
· Perceber que
o Brasil possui uma diversidade religiosa imensa que precisa ser conhecida para
ser respeitada.
· Compreender
que não basta ser religioso é preciso agir segundo a justiça.
· Possibilitar
uma reflexão sobre a importância de uma retomada na busca do relacionamento com
o transcendente.
· Resgatar os
valores humanos.
PLANO ANUAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA
ESCOLA ESTADUAL DELFINO MAGALHÃES – 2014
PROFESSORA: Maria José Pereira dos Reis
6º AO 9º
ANO
ESCOLA
ESTADUAL DELFINO MAGALHÃES
MONTES
CLAROS-MG
|
Disciplina:
Educação Religiosa
|
|||||
Professora:
Maria José Pereira dos Reis
|
||||||
Série:
6º
|
Turmas:
A e B,
|
|||||
PLANEJAMENTO ANUAL / BIMESTRAL-
2014
|
||||||
TEMA: A
pessoa humana e o seu valor original, valores humanos; o ser humano e o suas
relações consigo mesmo, com o mundo e com o sagrado.
|
||||||
BIMESTRE
|
CONTEÚDO
|
HABILIDADES
|
PROCEDIMENTOS
DIDÁTICOS
|
AVALIAÇÃO
|
||
1º
Bimestre
|
•Mensagem de
reflexão;
•Apresentação
• A Importância da educação Religiosa e seus
objetivos;
•Campanha da
Fraternidade de 2014:
Tema: Fraternidade e o Tráfico Humano;
Lema’’É para a Liberdade que Cristo nos Libertou. ’’(G
L 5,1)
Aniversário da
escola;
•Páscoa/Libertação
•Quem sou EU?
•Meus
defeitos e qualidades
•Sou
alguém que necessito dos outros;
|
•Refletir sobre as coisas mais importantes da vida;
Conhecer e dar a
conhecer;
•Perceber a escola como um lugar acolhedor de aprendizagem
e fazer amizade.
•Conscientizar sobre a importância dos estudos na vida das
pessoas;
•Identificar
as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-las como
violação da dignidade e da liberdade humanas;.
•Conhecer o seu dever como estudante;
•Acolher e
proporcionar caminhos para o seu protagonizo no seguimento de Jesus Cristo,
na vivência religiosa e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada
na cultura da vida, da justiça e da paz.
•Discutir a responsabilidade ética dos jovens.
•Compreender
o verdadeiro o significado da páscoa da libertação e páscoa da ressurreição.
•Restaurar
a auto-estima e o respeito consigo mesmo;
•Reconhecer seus defeitos e valorizar as suas
qualidades;
|
•Debate sobre os temas;
•Texto argumentativo;
•Exercícios e atividades em sala de aula;
•Atitudes em sala de aula
|
•A avaliação descritiva será feito bimestralmente ou sempre
que necessário o registro da vida escolar do aluno no diário de classe;
|
||
2º
BIMESTRE
6º
ANO
|
•Fábula
da boa convivência;
•Família
a base da sociedade.
•Deveres
dos pais e dos filhos;
•Passagens
Bíblicas: (EF, 6)
•Projeto:
Precisamos de paz;
•paz
na escola, no meio ambiente, na rua e na família.
•Valores
humanos: Paciência; perdão, amizade,
Liberdade, respeito, responsabilidade, bondade e outros;
•O
mundo que temos e o mundo que queremos;
|
•Compreender
que possamos nos aproximar uns dos outros com amor e serenidade de tal forma
que nossos espinhos não firam as pessoas que mais amamos tanto no trabalho,
na escola, na igreja, em casa ou na rua.
•Reconhecer a importância da
contribuição da família ou grupo que a substitui, para o crescimento e bem
estar de todos que desse se entrega;
•Trabalhar na pática a base de
projetos os temas estudados em sala de aula.
•Desenvolver o sentimento de partilha,
de atenção e solidariedade entre os alunos, despertando o seu interesse em
promover a paz.
•Perceber
os valores que fundamentam o comportamento humano e norteiam o nosso agir,
favorecendo uma convivência mais humana e mais fraterna;
•Reconhecer
a importância de uma boa amizade e o cuidado de escolher;
•Enxergar
o mundo que temos com os olhos de Deus;
|
•Aula expositiva.
• Produção de textos.
•Leitura de textos em sala de aula.
Produção
do painel
•Pedir
que façam uma escala de 1 a 10 e por ordem de valor escrever o que mais tem
valor para eles.
•Fazer
paralelo do mundo que temos (ver Filme Ilha das Flores) e do mundo que
queremos.
•Levantamento
dos desejos da turma sobre o mundo que quer.
|
•Avaliação deve ser constante, , será diagnóstica, continua e somativa.
Estão sujeitas a alterações de acordo com as necessidades
percebidas pelo mesmo em sala de aula;
•Exercícios;
•Pesquisas;
|
||
3º
BIMESTRE
|
•Educação
sexual;
•O sistema de valores determinando atitudes e comportamentos em
vida de objetivos religiosos.
•O livro sagrado dos cristãos: BÍBLIA
•Os
diversos caminhos da Religião;
•Textos sagrados-
|
•Valorizar
o seu corpo e respeitar o corpo do outro.
•Identificar
a Bíblia como livro sagrado do Cristianismo.
•Reconhecer
que a experiência do sagrado está expressa em atos, nas diferentes religiões.
•Aprender a conviver respeitar e reverenciar o Transcendente do
outro pela descrição das representações culturalmente diferentes.
•Valorizar o direito à expressão religiosa do outro, entendendo
suas práticas religiosas diferenciadas.
•Valorização das narrativas e textos sagrados como verdade na
experiência mística de um povo, ultrapassando seu contexto sócia político
religioso.
|
•Atividades
escrita;
•Aula
expositiva, dialogada interativa;
•Produção
de textos;
•Pesquisa;
•Ilustrações/Cartazes;
•Atividades
escrita;
•trabalho
em grupo;
•pesquisas;
|
•A avaliação descritiva será feito bimestralmente ou sempre
que necessário o registro da vida escolar do aluno no diário de classe;
|
||
4º
BIMESTRE
|
•Como
imaginamos Deus;
•Deus
no meio da gente;
•As práticas religiosas e os mistérios;
•Consciência
Negra
•Natal
|
• Expressar sua ideia de Transcendente, ampliando seu entendimento
de que essa ideia se constrói de maneira diversa nas variadas experiências
culturais e religiosas;
•Autoconhecimento na vivência do relacionamento com o
Transcendente.
•Coleta de ideias sobre Deus por meio de ditos, provérbios e
expressões populares, músicas, entre outros.
•Respeitar
e conviver com as diferenças.
•Perceber
a festa natalina como a festa de luz.
|
•Coleta de ideias sobre Deus por meio de ditos, provérbios e
expressões populares, músicas, entre outros.
|
•Desempenho do aluno em vários aspectos situações:
•Participação na aula.
•Pesquisas.
|
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ESCOLA ESTADUAL DELFINO MAGALHÃES
MONTES CLAROS-MG
|
Disciplina: Educação Religiosa
|
|||||
Professora: Maria José Pereira dos
Reis
|
||||||
Série: 7º
|
Turmas: A, B e C
|
|||||
PLANEJAMENTO ANUAL / BIMESTRAL-
2014
|
||||||
TEMA: a Pessoa Humana e a sua Realização Afetiva
(Construção da Identidade Preservação da vida Diante da Problemática Atual-
Educação para o Exercício da cidadania)
|
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BIMESTRE
|
CONTEÚDO
|
HABILIDADES
|
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
|
AVALIAÇÃO
|
||
1º
BIMESTRE
|
•Mensagem de
reflexão;
• Ensino Religioso o que é?
Aniversario da escola;
•O quero como estudante;
•Campanha da
Fraternidade de 2014:
Tema: Fraternidade e o Tráfico Humano;
Lema’’É para a Liberdade que Cristo nos Libertou.
’’(G L 5,1)
Vocação e missão: projeto de
vida a convivência humana
•Páscoa/Libertação
|
•Perceber a escola como um lugar acolhedor de aprendizagem
e fazer amizade.
•Compreender
o que é ER e sua importância como área do conhecimento na formação humana.
Conscientizar sobre a importância dos estudos na vida das
pessoas;
•Conhecer seus direitos e deveres como estudante.
•Identificar
as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-las como
violação da dignidade e da liberdade humanas;.
•Discutir a responsabilidade ética do ser humano
•Compreender
o verdadeiro sentido da páscoa.
•Compreender
o verdadeiro o significado da páscoa da libertação e páscoa da ressurreição.
|
•Texto argumentativo
•Produções de cartazes e cartões.
•Textos Bíblicos;
•Vídeo
•Pesquisas.
•Auto- avaliação.
|
•A avaliação
descritiva será feito bimestralmente ou sempre que necessário o registro da vida
escolar do aluno no diário de classe;
|
||
2º
BIMESTR
7º ANO
|
•Família a base da sociedade
•Projeto: precisamos de paz;
•Valores humanos: O
perdão, amizade,
Liberdade, respeito, responsabilidade, bondade e outros;
•O sistema de valores determinando atitudes e comportamentos em
vida de objetivos religiosos.
•O
sagrado na natureza;
•O
sagrado em meu coração;
|
•Reconhecer a importância da
contribuição da família ou grupo que a substitui, para o crescimento e bem
estar de todos que desse se entrega.
•Desenvolver o sentimento de partilha,
de atenção e solidariedade entre os alunos, despertando o seu interesse em promover
a paz.
•Aprender a conviver, respeitar.
•Perceber
os valores que fundamentam comportamento humano e norteiam o nosso agir,
favorecendo uma convivência mais humana e mais fraterna.
•Respeito à ideia do Transcendente e que, nas diferentes mudanças
culturais, perceba como as ideologias religiosas chegam a determinadas
verdades.
|
•Relaxamento com músicas.
•Montagem de um painel
•Pesquisas.
Debate sobre os
temas;
•Texto argumentativo;
•Exercícios e atividades em sala de aula;
•Apresentação de filmes que abordam valores universais;
Ouvir
e cantar e dançar músicas e cantos que falam sobre amizade e paz;
•Dinâmicas;
|
•Avaliação deve ser constante,
diagnóstica, continua e somativa.
•Estão sujeitas
a alterações de acordo com as necessidades percebidas pelo mesmo em sala de
aula;
|
||
3º
BIMESTRE
|
•Drogas
•Jovens morrem por causas violentas;
•Namorar
ou ficar;
•Pluralidade
cultural;
•Textos
sagrados;
•BÍBLIA: o livro dos cristãos;
|
•Refletir sobre os perigos das Drogas.
•Identificar as drogas como fuga
infrutífera irresponsável e ilusória nos caminhos da vida.
•Compreender o namoro como uma relação
afetiva constante, compromissada e afetiva;
•Aprender a viver e conviver com as diferenças.
•Adoção de postura ética sobre o fenômeno religioso, a partir da
relação cultura – tradição religiosa.
•Valorização das narrativas e textos sagrados como verdade na
experiência mística de um povo, ultrapassando seu contexto sociopolítico
religioso.
|
•Exercícios e atividades em sala de aula;
•Apresentação de filmes que abordam valores universais;
•Dinâmicas diversas;
•Poesias;
•Conversa informal;
•Brincadeiras;
•Dramatização;
|
•Desempenho do aluno em vários aspectos situações:
•Participação na aula.
•Pesquisas.
|
||
4º
BIMESTRE
|
•Cristianismo A sistematização da ideia do Transcendente pelas tradições
religiosas.
•Identificar
as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-las como
violação da dignidade e da liberdade humanas;.
•Identificar
as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-las como
violação da dignidade e da liberdade humanas;.
•Jesus cristo;
•Principais ditos e feitos de Jesus de
Nazaré;
|
•Reconhecer algumas das grandes religiões
do mundo respeitando os seus ritos e crenças.
•Valorizar a sua religião.
•Conhecer as ramificações do Cristianismo.
•Contato com os textos sagrados permitindo a sensibilização para o
mistério pelo entendimento do sobrenatural que sustenta a dimensão religiosa.
•Conhecer a pessoa de Jesus Cristo e o seu projeto de vida para
humanidade;
•Ver em Jesus o modelo perfeito a ser seguido na forma de amar.
|
Vídeos.
•Identificar
as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-las como
violação da dignidade e da liberdade humanas;.
•Identificar
as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-las como
violação da dignidade e da liberdade humanas;.
Trabalho em grupos.
Produção de textos.
•Identificar
as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-las como
violação da dignidade e da liberdade humanas;.
Leitura de textos em sala de aula.
|
•Desempenho do aluno em vários aspectos situações:
Participação na aula.
Pesquisas.
|
||
ESCOLA
ESTADUAL DELFINO MAGALHÃES
MONTES
CLAROS-MG
|
Disciplina:
Educação Religiosa
|
||||||
Professora:
Maria José Pereira dos Reis
|
|||||||
Série:
8º
|
Turmas:
A E B
|
||||||
PLANEJAMENTO ANUAL / BIMESTRAL-
2014
|
|||||||
TEMA:: A
pessoa Humana, a construção da suas relações interpessoais , cultura
,História e Tecnologia nas tradições Religiosas.
|
|||||||
BIMESTRE
|
CONTEÚDO
|
HABILIDADES
|
PROCEDIMENTOS
DIDÁTICOS
|
AVALIAÇÃO
|
|||
|
1º
BIMESTRE
|
•
Mensagem: O Valor do Tempo;
•’’Educar
para Que’’...?
-A educação que temos;
-A educação que gostaria de ter;
Aniversario da escola;
•Campanha da
Fraternidade de 2014:
Tema: Fraternidade e o Tráfico Humano;
Lema’’É para a Liberdade que Cristo nos Libertou.
’’(G L 5,1)
•Páscoa/Libertação
|
•Compreender
o que é ER e sua importância como área do conhecimento na formação humana.
•Identificar
as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-las como
violação da dignidade e da liberdade humana;
•Discutir a responsabilidade ética do ser humano
•Compreender
o verdadeiro o significado da páscoa da libertação e páscoa da ressurreição.
|
•Dinâmicas;
Confecção de cartazes;
•Debate sobre os temas;
•Texto argumentativo;
•Exercícios e atividades em sala de aula;
•Atividades
escrita;
•Pesquisa;
|
•A avaliação
descritiva será feito bimestralmente ou sempre que necessário o registro da
vida escolar do aluno no diário de classe;
|
||
2º
BIMESTR
|
• sentido da vida;
•Projeto: precisamos de paz;
•Valores humanos: O
perdão, amizade,
Liberdade, respeito, responsabilidade, bondade e outros;
|
•
Valorizar e perceber a vida como um dom de Deus.
•Valorização da religião como elemento norteador do sentido da vida.
•Desenvolver o sentimento de partilha,
de atenção e solidariedade entre os alunos, despertando o seu interesse em
promover a paz.
•Resgatar os valores universais do ser
humano.
•Perceber
os valores que fundamentam comportamento humano e norteiam o nosso agir,
favorecendo uma convivência mais humana e mais fraterna.
|
•Confecção de cartazes seminários e
apresentação;
•Colher
respostas de alunos, professores, direção, serviços gerais e pais sobre o que
é a paz para ela?
•Pedir
que façam uma escala de 1 a 10 e por ordem de valor escrever o que mais tem
valor para eles.
•Apresentação de filmes que abordam valores universais;
•cada
grupo deverá fazer uma introdução ao tema em forma de poema
•deverá
escolher uma música relacionada ao tema
•criar
uma coreografia
|
•Desempenho do aluno em vários aspectos situações:
•Participação na aula.
•Pesquisas.
|
|||
8º ANO
3º
BIMESTRE
|
•Afetividade,
sexualidade;
•O
que é droga;
•Classificação
das drogas;
•Drogas
maconha e seus males;
•O
preconceito;
•Racismo;
•Os
sete pecados capitais;
|
•Conscientizar
sobre como se prevenir valorizar o próprio corpo e o corpo do outro.
•Valorizar
a vida.
•Identificar as drogas como fuga
infrutífera irresponsável e ilusória nos caminhos da vida.
•Aprender a viver e conviver com as diferenças.
|
•Aula
expositiva e dialogada;
•Pesquisa;
•Debate;
•Paródia;
•Confecções
de cartazes;
|
•Avaliação deve ser constante,
diagnóstica, continua e somativa.
-Estão
sujeitas a alterações de acordo com as necessidades percebidas pelo mesmo em sala
de aula
|
|||
4º
BIMESTRE
|
•Bíblia:
O livro dos Cristãos;
•Textos
sagrados;
•Religião
e religiosidade;
•A
percepção da transcendência;
•Cristianismo
e suas ramificações;
•Candomblé;
•Espiritismo;
|
• Valorização das narrativas e textos sagrados como verdade na
experiência mística de um povo, ultrapassando seu contexto sociopolítico
religioso.
•Refletir
o sentido da atitude moral, como conseqüência da vivência do fenômeno
religioso e expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária do
ser humano;
•possibilitar
esclarecimentos sobre o direito à diferença na construção de estruturas
religiosas.
•Respeito às tradições religiosas no conhecimento das dimensões do
relacionamento humano, identificando os como exercícios de autoconhecimento,
do conhecimento do outro.
•Transcendente e do Mundo.
|
•Debate sobre os temas;
•Texto argumentativo;
•Resolução
de atividades;
•pesquisas;
•
Trabalho em grupo;
•Palestras;
|
•Caderno em dia e em ordem;
• Avaliação
escrita e
•Auto- avaliação;
•Desempenho do aluno em vários aspectos situações:
Participação na aula e pesquisas.
|
|||
ESCOLA
ESTADUAL DELFINO MAGALHÃES
MONTES
CLAROS-MG
|
Disciplina:
Educação Religiosa
|
|||||
Professora:
Maria José Pereira dos Reis
|
||||||
Série:
9º
|
Turmas:
A e B
|
|||||
PLANEJAMENTO ANUAL / BIMESTRAL-
2014
|
||||||
TEMA: A
pessoa Humana, a construção das suas relações interpessoais (A pessoa humana
e sua realização pessoal e profissional, cultura Afro-brasileira,História e
Tecnologia nas tradições Religiosas,Função Políticas das ideologias
Religiosas).
|
||||||
BIMESTRE
|
CONTEÚDO
|
HABILIDADES
|
PROCEDIMENTOS
DIDÁTICOS
|
AVALIAÇÃO
|
||
1º
BIMESTRE
|
•Mensagem:
O Valor do Tempo;
•’’Educar para que’’...?;
•Aniversário da escola;
•Campanha da
Fraternidade de 2014:
Tema: Fraternidade e o Tráfico Humano;
Lema’’É para a Liberdade que Cristo nos Libertou.
’’(G L 5,1)
•Páscoa/Libertação/Ressurreição;
|
•Compreender
o que é ER e sua importância como área do conhecimento na formação humana.
•Perceber
a importância de ser estudante.
•Conhecer seus direitos e deveres como estudante.
•Identificar
as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-las como
violações da dignidade e da liberdade humana;
•Discutir a responsabilidade ética do ser humano.
Compreender
o verdadeiro o significado da páscoa da libertação e páscoa da ressurreição.
|
•Debate sobre os temas;
•Texto argumentativo;
•Exercícios e atividades em sala de aula;
•Atitudes em sala de aula;
•Trabalho
em grupo;
|
A•valiação deve ser constante,
diagnóstica, continua e somativa.
•Estão sujeitas
a alterações de acordo com as necessidades percebidas pelo mesmo em sala de
aula
|
||
2º
BIMESTR
|
Ética e cidadania;
•Projeto: precisamos de paz;
•Valores humanos: O
perdão, amizade,
Liberdade, respeito, responsabilidade, bondade e outros;
•Nossa
escala de valores
•O limite e a busca do translimite;
|
•Propiciar ao aluno compreender,
interpretar e discutir os acontecimentos sociais, políticos e culturais à luz
da ética cristã e da cidadania no contexto contemporâneo.
•Desenvolver o sentimento de partilha,
de atenção e solidariedade entre os alunos, despertando o seu interesse em
promover a paz.
•Resgatar os valores universais do ser
humano.
|
•Pedir
que façam uma escala de 1 a 10 e por ordem de valor escrever o que mais tem
valor para eles.
•Confecção
de cartazes,
•Pesquisas;
•Leitura
e interpretação de textos;
|
•Caderno
em dia e em ordem;
•Avaliação
escrita e
•Auto-
avaliação.
|
||
3º
BIMESTRE
9º ANO
|
•Afetividade, sexualidade e drogas-
•A experiência religiosa na busca de superação da finitude humana.
•Verdades de fé
•Tradições Religiosas.
•Vida além da morte
|
•Conscientizar
sobre como se prevenir valorizar o próprio corpo e o corpo do outro;
•Valorizar
a vida.
•Identificar as drogas como fuga
infrutífera irresponsável e ilusória nos caminhos da vida.
•Possibilitar
uma reflexão sobre a importância de uma retomada na busca do relacionamento
com o transcendente.
Proporcionar
condições para vivenciara plenitude do relacionamento com Deus,com os irmãos
e com o mundo.
|
•Pesquisar
a biografia de Jesus, Maomé, Buda, Confúcio, Allan Cardek, Moisés, Madre
Teresa de Calcutá , João Paulo II e
fazer paralelo
•Pesquisar
os nomes dados à Deus pelas tradições
religiosas ao longo dos tempos.
|
•A avaliação
descritiva será feito bimestralmente ou sempre que necessário o registro da
vida escolar do aluno no diário de classe;
|
||
4º
BIMESTRE
|
•Hinduísmo;
•Budismo;
•Cristianismo;
•Islamismo;
•Espiritismo;
•Confucionismo;
•Xintoísmo.
|
•Conhecer
como se organizam as religiões ocidentais e orientais. Perceber suas diferenças
e seus valores.
•Compreender
que cada tradição religiosa possui suas características; a importância e
dimensão da liberdade religiosa com a busca de respostas ao questionamento
existencial.
•Refletir
o sentido da atitude moral, como conseqüência da vivência do fenômeno
religioso e expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária do
ser humano;
•possibilitar
esclarecimentos sobre o direito à diferença na construção de estruturas
religiosas.
•Valorização da religião como elemento norteador do sentido da vida e as determinações religiosas na construção mental
do inconsciente pessoal e coletivo.
|
•Passar
o texto: Religiosidade: Dimensão da pessoa humana.
Ler,
debater e propiciar aos educando um momento de discussão sobre o significado
religioso e antropológico do Poema: Salvação
Pesquisa de letras de músicas que abordam
questões sociais
(religiosidade, valores humanos);
•Fazer
no caderno um quadro escrevendo três atividades que você pode realizar dentro
das dimensões: Humano-afetiva, Intelectual e Espiritual;
|
•Desempenho do aluno em vários aspectos situações:
•Participação na aula.
•Pesquisas.
•Caderno em dia e em ordem;
•Avaliação escrita e
•Auto- avaliação.
|
||
ESCOLA
ESTADUAL DELFINO MAGALHÃES
MONTES
CLAROS-MG
|
Disciplina:
Educação Religiosa
|
|||||
Professora:
Maria José Pereira dos Reis
|
||||||
Série:
PAV 2º PERÍODO
|
Turma:
A
|
|||||
PLANEJAMENTO ANUAL / BIMESTRAL-
2014
|
||||||
TEMA: A pessoa
humana e o seu valor original, valores humanos; o ser humano e o suas
relações consigo mesmo, com o mundo e com o sagrado.
|
||||||
BIMESTRE
|
CONTEÚDO
|
HABILIDADES
|
PROCEDIMENTOS
DIDÁTICOS
|
AVALIAÇÃO
|
||
1º
BIMESTRE
|
Mensagem: O Valor do Tempo;
•’’Educar
Para Que. ’’. ’’?
•Aniversário da escola;
•Campanha da Fraternidade de 2014:
Tema: Fraternidade e o Tráfico Humano;
Lema’’É para a Liberdade que Cristo nos Libertou.
’’(G L 5,1)
•Páscoa;
|
•Compreender
o que é ER e sua importância como área do conhecimento na formação humana.
•Perceber
a importância de ser estudante.
•Conhecer os seus direitos e deveres como estudante.
•Identificar
as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-las como
violação da dignidade e da liberdade humana;
•Discutir a responsabilidade ética do ser humano.
•Compreender
o verdadeiro o significado da páscoa
da libertação e páscoa da ressurreição
|
•Debate sobre os temas;
•Texto argumentativo;
•Exercícios e atividades em sala de aula;
•Atividades
escrita;
•Aula
expositiva, dialogada interativa.
•Produção
de textos;
•Ilustrações/Cartazes;
•Atividades
escrita
|
•Caderno
em dia e em ordem;
•Avaliação escrita e
•
Auto- avaliação.
|
||
2º
BIMESTRE
|
•Família a base da sociedade;
•Projeto: precisamos de paz;
• Viver é
crescer e transformar;
•Valores humanos: amizade,
Liberdade, respeito, responsabilidade,
bondade e outros;
|
•Reconhecer a importância da
contribuição da família ou grupo que a substitui, para o crescimento e bem
estar de todos que desse se entrega.
•Desenvolver o sentimento de partilha,
de atenção e solidariedade entre os alunos, despertando o seu interesse em
promover a paz.
•Criar
situações que favoreçam a descoberta de valores e a percepção de contra-
valores;
•Despertar nos alunos o gosto pelas relações
sociais que levem a paz.
•Perceber
os valores que fundamentam comportamento humano e norteiam o nosso agir,
favorecendo uma convivência mais humana e mais fraterna.
|
•Confecção do auto-retrato e apresentação;
•Colher
respostas de alunos, professores, direção, serviços gerais e pais sobre o que
é a paz para ela?
•Canto de músicas sugeridas, com a
participação dos alunos;
•Pedir
que façam uma escala de 1 a 10 e por ordem de valor escrever o que mais tem
valor para eles.
•Apresentação de filmes que abordam valores universais;
|
•Avaliação deve ser constante,
diagnóstica, continua e somativa.
•Estão sujeitas
a alterações de acordo com as necessidades percebidas pelo mesmo em sala de
aula
|
||
PAVII
3º
BIMESTRE
|
•Drogas;
•Afetividade
e sexualidade;
•Textos
sagrados;
•O preconceito;
•Consciência
Negra;
|
•Identificar as drogas como fuga
infrutífera irresponsável e ilusória nos caminhos da vida.
•Conscientizar
sobre como se prevenir valorizar o próprio corpo e o corpo do outro.
•Valorizar
a vida.
•Valorização das narrativas e textos sagrados como verdade na
experiência mística de um povo, ultrapassando seu contexto sociopolítico
religioso.
•Respeitar
e conviver com as diferenças.
|
•Aula
expositiva e dialogada;
•Pesquisa;
•Debate;
•Paródia;
•Confecções
de cartazes;
•Resolução
de atividades;
|
•Desempenho do aluno em vários aspectos situações:
•Participação na aula.
•Pesquisas.
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4º
BIMESTRE
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•Religião
e religiosidade;
•A
percepção da transcendente;
•Bíblia:
O livro dos Cristãos
•Textos
sagrados;
•Cristianismo
e suas ramificações;
•Candomblé;
•Espiritismo;
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•Valorização das narrativas e textos sagrados como verdade na
experiência mística de um povo, ultrapassando seu contexto sociopolítico
religioso.
•Refletir
o sentido da atitude moral, como conseqüência da vivência do fenômeno
religioso e expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária do
ser humano.
•possibilitar
esclarecimentos sobre o direito à diferença na construção de estruturas
religiosas.
•Respeito às tradições religiosas no conhecimento das dimensões do
relacionamento humano, identificando os como exercícios de autoconhecimento,
do conhecimento do Transcendente e do mundo.
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•Debate sobre os temas;
•Texto argumentativo;
•Resolução de
atividades;
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•A avaliação
descritiva será feito bimestralmente ou sempre que necessário o registro da
vida escolar do aluno no diário de classe;
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Bíblia sagrada
Livro: de Mãos Dadas
(Amélia Sclineiders, AvelinoA. Correa)
Livro Formação Ética e Cristã (Sara Teixeira,
Simone Lacerda) Proposta Curricular –.
Currículo Básico comum /Programa de Ensino
ECA Estatuto da Criança e do Adolescente.
Site eletrônicos:
Jornal Mundo Jovem.
Radespiel,Maria.Valores de A a Z
–para viver e conviver.Minas Gerais:Editora IEMAR,2009.
O dia -a dia do professor:
adolescência:afetividade,sexualidade e drogas/Fernanda Rodrigues Gandra,
Cristina do Valle G. Pires,Regina Célia Villaça Lima.-Belo Horizonte:Fapi,2002.
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