PLANO DE ESTUDO
COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO RELOGIOSA
NÍVEL DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL
SÉRIE: 1º ANO
TEMA | CONTEÚDOS GERAIS | COMPETÊNCIAS E HABILIDADES |
•Vida e identidade •Identidade e alteridade •Fraternidade e a vida no planeta •Diversidade e diálogo •Valores humanos e religiosos nas tradições | • O Eu •Eu sou importante • Eu no mundo • Eu e a natureza -A criação geme em dores de parto; •Páscoa -Ressurreição de Jesus • Eu sou eu com o outro •Escola Crescendo na escola •Vivendo valores •A criação •A Bíblia nos ensina a viver; •Passagens Bíblicas; • Eu e o outro somos nós •Diversidade • Respeito étnico, respeito cultural, respeito religioso, respeito às diferenças individuais de cada pessoa. •Natal festa da vida | •Contribuir para uma predisposição contínua de busca da perfeição do seu eu, na sua relação consigo mesmo com o outro e com o transcendente; •Desenvolver atitudes de respeito, de cuidado e de responsabilidade com a natureza; •Entender o verdadeiro significado da páscoa; • Valorizar o diálogo, como a forma de resolver conflitos de maneira eficaz e principalmente, inteligente; • Entender as normas coletivas e interiorizar valores humanos por meio do convívio para além do mundo familiar; •Perceber a escola como um cantinho de luz; •Reconhecer toda a criação como obra de Deus; •Conhecer e valorizar o livro sagrado dos cristãos •Respeitar e conviver com as diferenças; •Descobrir o natal como festa da vida; |
NÍVEL DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL
SÉRIE: 2º ANO
TEMA | CONTEÚDOS GERAIS | COMPETÊNCAS E HABILIDADES |
· Regras de boa convivência · Fraternidade e a vida no planeta; · Identidade e alteridade · Transcendência e símbolos religiosos · Eu e outro · Valores humanos · Livro sagrado dos cristãos · Diversidade · Ritos religiosos | · Combinados · Aterra geme em dores de parto · Páscoa · Família ou grupo que a substitui; · Dia das mães; · Começo da vida: Quem sou eu? · Sou alguém importante; · Sou importante e Deus me deu qualidades; · Transcendente que acolhe, nutre vivifica; · Os valores como forma de aproximação entre as pessoas e com o modo de assegurar a convivência amistosa; · Bíblia o livro sagrado dos cristãos; · Vivendo os valore · Respeito étnico, respeito cultural, respeito religioso, respeito às diferenças individuais de cada pessoa. Natal festa da vida | · Reconhecer que as boas maneiras nos ajudam a crescer; · Desenvolver atitudes de respeito, de cuidado e de responsabilidade com a natureza; · Reflexão sobre símbolos que têm significados para a idéia do Transcendente Reconhecimento de se próprio como pessoa humana crida à imagem e semelhança de Deus. · Valorizar e respeitar a figura da mãe · Valorização da família. · Respeito às características das pessoas, suas limitações, suas qualidades e sentimentos. Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos, por meio das ações de cooperação, tolerância, solidariedade e ajuda na relação com o outro. Conhecer e valorizar a palavra de Deus; · Respeito às características das pessoas, suas limitações, suas qualidades e sentimentos. · Valorizar a trajetória particular de cada grupo social, convivendo de modo fraterno com o diferente. · Descobrir o natal como festa da vida; |
OBJETIVO GERAL
· Compreender o conjunto das diferentes manifestações do sagrado no âmbito individual e coletivo.
· Refletir o conceito da religiosidade para adquirir a compreensão da vida e da sociedade, visando transformá-las através do espírito crítico e solidário, do incentivo e compromisso com os valores morais e éticos, da justiça e de amor ao próximo, buscando a promoção da cidadania, fundamentando se na pluralidade cultural e diversidade religiosa.
· Ter a capacidade de dialogar, pressuposto essencial à convivência democrática;
cuidar de lugar público como patrimônio de todos, cujo zelo é dever de todos;
cuidar de lugar público como patrimônio de todos, cujo zelo é dever de todos;
· Valorizar a sua crença e respeitar a do outro
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
· Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro ;
· Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente
· Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
NÍVEL DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL
SÉRIE: 3º ANO
TEMA | CONTEÚDOS GERAIS | COMPETÊNCIAS E HABILIDADES |
· Disciplina · Fraternidade e a vida no planeta; · Identidade · Transcendente · Diversidade de diálogo · Valores humanos · Escola · Datas comemorativas · Livro Sagrado dos Cristãos · Direitos e Deveres | · Normas coletivas de convivência. · Campanha da Fraternidade de 2011; · A criação geme em dores de parto; · Páscoa · Os Símbolos religiosos intensificam a relação com o transcendente; Levantamento das Tradições Religiosas existentes na sala de aula e entorno;; · Sala de aula lugar de atenção amizade e respeito; · Família ou grupo que a substitui · Família de Nazaré · Minha mãe me ajuda a crescer · Eu e o Outro – Eu; · A importância de cada ser para Deus; · Sou dotado de inteligência; Os valores aproximam; · dia dos pais; · Bíblia a palavra de Deus; · Eca (estatuto da criança ) · Inclusão social; · Consciência negra; · Natal festa da vida | · . Resgatando a auto-estima e Reconhecer que as boas maneiras nos ajudam a crescer; · Participar de atividades em grupo, com regras estabelecidas pelo próprio grupo, construindo autonomia; Conscientizar sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas no planeta; · Compreender o verdadeiro sentido da páscoa; · Identificar os símbolos mais importantes de cada tradição religiosa estabelecendo a relação de seus significados; compreensão da função da escola como instituição organizada em ordem a colaborar na formação de seres humanos comprometidos com o bem a verdade, honestidade, justiça e demais valores fundamentais; · Reconhecer a importância da contribuição da família ou grupo que a substitui, para o crescimento e bem estar de todos que desse se entrega; · Desenvolver as suas individualidades como ser único capaz, mas também limitado; |
PLANO DE ESTUDO
COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO RELOGIOSA
NÍVEL DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL
4º ano
TEMA | CONTEÚDOS GERAIS | COMPETÊNCIAS E HABILIDADES | ||
· · Fraternidade e a vida no planeta; · Transcendência · Eu e o outro · Valores humanos · Passagem Bíblica · Inclusão social · Diversidade | · Combinados · Campanha da Fraternidade de 2011; · Aterra geme em dores de parto; · Páscoa · Sou alguém que necessito dos outros; · Escola lugar de aprendizagem · Família ou grupo que a substitui; · Valores essenciais para viver bem; · História das narrativas sagradas orais e escritas Os acontecimentos religiosos são fatos marcantes e podem originar mitos. · Parábolas; · Salmos; · Formação do povo brasileiro · Diversidade étnica da cultura negra e indígena, principalmente, presentes no nosso cotidiano; · Os símbolos religiosos são significativos e necessários para as tradições religiosas se expressa sua crença com liberdade, entendendo a liberdade do outro; · Consciência negra; · Natal festa da vida; | · Participar de atividades em grupo, com regras estabelecidas pelo próprio grupo, construindo autonomia; Conscientizar sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas no planeta; · Entender o verdadeiro sentido da páscoa; · Identificar os símbolos mais importantes de cada tradição religiosa estabelecendo a relação de seus significados; Valorizar o relacionamento com o outro; · Descobrir a sua individualidade, resgatando a auto-estima reconhecendo-se como ser único capaz, mas também limitado; · Compreensão da função da escola como instituição organizada em ordem a colaborar na formação de seres humanos comprometidos com o bem a verdade, honestidade, justiça e demais valores fundamentais; · Estruturar seu mundo pessoal, seu Eu interior e sua relação com o Transcendente; Perceber o valor da reverência ao Transcendente, que é Um só e expresso de maneiras diversas pela simbologia religiosa e com diferentes expressões e nomes; •Reconhecer o significado dos textos e narrativas sagradas para cada Tradição Religiosa, conhecendo o contexto cultural em que se formou (origem e formação) e na atualidade; •Respeitar a crença do outro se sensibilizando para o mistério com os significados que os símbolos trazem para cada tradição religiosa; •Reconhecer as diversidades e o pluralismo cultural e religioso; •Adoção de atitudes de respeito e de compreensão; pelas diferenças entre as pessoas; | ||
PLANO DE ESTUDO
COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO RELOGIOSA
NÍVEL DE ENSINO: ENSINO FUNDAMENTAL
5º ano
TEMA | CONTEÚDOS GERAIS | COMPETÊNCIAS E HABILIDADES |
· Identidade · Fraternidade e a vida no planeta · Com quem convivo · Datas comemorativas · Valores humanos na educação · Transcendente · Narrativas · Festas religiosas · Valores humanos nas tradições · Rituais · Divindades · Símbolos | · Sou alguém que necessito dos outros; · Escola; · Páscoa; · Quem sou eu? · A terra geme em dores de parto; · Sou alguém a conviver comigo mesmo, como pessoa humana; · Família ou grupo que a substitui; · Valores essenciais na vida do ser humano · Sou alguém que vive numa comunidade em que há pessoas que sabem conviver como Jesus conviveu; · Festas Populares-Regionais e Folclóricas · Palavra sagrada para os povos. · A busca do Transcendente em práticas religiosa · Mistérios; · Cerimônias religiosas; · As práticas religiosas e os desígnios do · Transcendente. · As representações do Transcendente, valor supremo · Igrejas Cristãs · Os símbolos são significativos e necessários para as Tradições Religiosas; · Consciência Negra; · Sexualidade e Afetividade; · Inclusão social; · Jesus de Nazaré, sua pessoa, ditos e feitos; · Um menino nasceu: É Natal; | · Apropriação das diferentes formas de manifestação do reconhecimento das qualidades, possibilidades e limitações das pessoas com as quais convive; · Reconhecer a importância da escola na vida do educando; · Conscientizar sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas no planeta; · Perceber que o ser humano participa ativamente da busca de sua realização como pessoa, desde a convivência que estabelece consigo mesmo, ao reconhecer as suas qualidades, possibilidades limitações; · Reconhecer a importância da contribuição da família ou grupo que a substitui, para o crescimento e bem estar de todos que desse se entrega; · Desenvolver o conceito de religião e o espírito crítico, o respeito pelo outro buscando a promoção da cidadania, com o compromisso com os valores éticos, a justiça, o amor ao próximo e a solidariedade; · Reconhecer a necessidade do homem em voltar-se · Para a fé, na busca do transcendente. · Desenvolver os conhecimentos sobre religião, diversidade religiosa, liberdade de credo e festas religiosas; · Identificar os preconceitos existentes em relação à raça, classe social; · Adotar atitudes de respeito com o seu corpo e com o corpo do outro; · Respeitar e conviver com as diferenças; · Compreender os valores deixados por Jesus Cristo que facilita a boa convivência; · Conhecer o verdadeiro sentido do Natal; |
· PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
· Conversa dirigida sobre a “imposição” do cristianismo aos índios, após chegada dos portugueses e com a vinda dos africanos,
estes também foram levados a aceitar o cristianismo como religião.
Apresentação de filmes que abordam valores universais;
Fazer um combinado nas salas contendo as regras ;
estes também foram levados a aceitar o cristianismo como religião.
Apresentação de filmes que abordam valores universais;
Fazer um combinado nas salas contendo as regras ;
· Dinâmicas diversas;
· Poesias;
· Conversa informal;
· Brincadeiras;
· Dramatização;
· Rodinha de conversa;
· Desenhos livres;
· Teatro;
· Exposição de idéias relacionando-as as exposições
Organização de painéis com os diversos símbolos
Roda de conversa;
Relaxamento com músicas.
Montagem de um painel dividido em duas partes: “O que me deixa feliz” e “O que me deixa triste”
Sentimentos que provocam em cada um.
Organização de painéis com os diversos símbolos
Roda de conversa;
Relaxamento com músicas.
Montagem de um painel dividido em duas partes: “O que me deixa feliz” e “O que me deixa triste”
Sentimentos que provocam em cada um.
· Vídeos.
· Trabalho em grupos.
· Produção de textos.
· Leitura de textos em sala de aula.
· Orações e meditações.
· Cantos.
· Jogos solidários.
· Produções de cartazes e cartões.
· Avaliação discursiva
· Projetos
· Texto argumentativo
· Exercícios e atividades
Trabalhar bastante com o nome da criança, construindo acrósticos, lendo e interpretando poesias, músicas que abordem a
importância dos nomes das pessoas e finalizar com a confecção do R.G. individual.
Participar de atividades em grupo, com regras estabelecidas pelo próprio grupo, construindo autonom
Trabalhar bastante com o nome da criança, construindo acrósticos, lendo e interpretando poesias, músicas que abordem a
importância dos nomes das pessoas e finalizar com a confecção do R.G. individual.
Participar de atividades em grupo, com regras estabelecidas pelo próprio grupo, construindo autonom
· Trabalhar na prática através de projetos os temas estudados em sala de aula;
· Avaliação discursiva
· Debate sobre os temas;
· Texto argumentativo;
· Exercícios e atividades em sala de aula;
· Atitudes em sala de aula.
· Tarefa de casa.
· Produção de Cartazes e cartões.
· Participação na aula.
· Pesquisas.
· Convivência.
· Auto- avaliação.
· Desempenho do aluno em vários aspectos situações:
-Aula expositiva.
-Produção de textos.
-Leitura de textos em sala de aula.
-Jogos solidários.
-Produções de cartazes e cartões.
· Avaliação discursiva
· Projetos
· Texto argumentativo
AVALIAÇÃO
· Avaliação deve ser constante, envolvendo professores e aluno, será diagnóstica, continua e somativa.
· Estão sujeitas a alterações de acordo com as necessidades percebidas pelo mesmo em sala de aula;
· A avaliação descritiva será feito bimestralmente ou sempre que necessário o registro da vida escolar do aluno no diário de classe;
BIBLIOGRAFIAS
Parâmetros curriculares nacionais. Apresentação dos temas transversais e Ética. Volume 8. Brasília: MEC/SEF, 2001.
QUEIROZ, Tânia Dias. Pedagogia de projetos interdisciplinares – 1ª a 4ª série.São Paulo: Editora Rideel, 2001.
Jornal mundo jovem
CURY, Augusto Jorge, Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiros, Editora sextante 2003.
Bíblia de Jerusalém.
Arquivo pessoal;
Portal da família/WWW.portalfamilia.com
RADISPEL, Maria, Valores de AaZ Minas Gerais.Editora Iemar 2009.
Show de bola. Valeu !!!!!!!
ResponderExcluirÓTIMO
ResponderExcluirMuito produtivo. Trabalho com esse material a 10 anos.
ResponderExcluirShow
ResponderExcluirPARABÉNS POR SUA HABILIDADE.
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